Updated on July 11, 2019
Updated on July 11, 2019
A Lua (ou Luna) é o único satélite natural da terra e foi formada há 4,6 bilhões de anos cerca de 30-50 milhões de anos após a formação do sistema solar. A Lua está em rotação síncrona com a terra, o que significa que o mesmo lado está sempre virado para a Terra. A primeira missão não tripulada à Lua foi em 1959 pelo programa Lunar soviético, com o primeiro pouso tripulado sendo a Apollo 11 em 1969.
Factos sobre a lua
Na realidade, ambos os lados da lua vêem a mesma quantidade de luz solar, no entanto, apenas uma face da Lua é vista da Terra. Isto porque a Lua gira em torno de seu próprio eixo exatamente no mesmo tempo que leva para orbitar a terra, o que significa que o mesmo lado está sempre virado para a Terra. O lado virado para longe da terra só foi visto pelo olho humano da nave espacial.
Existem duas protuberâncias na Terra devido à força gravitacional que a lua exerce; uma no lado virado para a Lua, e a outra no lado oposto que se afasta da lua, as protuberâncias movem-se em torno dos oceanos enquanto a Terra gira, causando marés altas e baixas ao redor do globo.
A Lua está se movendo aproximadamente 3,8 cm do nosso planeta a cada ano. Estima-se que continuará a fazê-lo durante cerca de 50 mil milhões de anos. Quando isso acontecer, a lua levará cerca de 47 dias para orbitar a terra em vez dos 27,3 dias atuais.
A Lua tem gravidade muito mais fraca do que a terra, devido à sua massa menor, então você pesaria cerca de um sexto (16,5%) do seu peso na Terra. É por isso que os astronautas lunares podiam saltar e saltar tão alto no ar.
O primeiro homem a pisar na Lua, em 1969, Neil Armstrong na missão Apollo 11, enquanto o último homem a pisar na Lua, em 1972, foi Gene Cernan na missão Apollo 17. Desde então, a Lua só foi visitada por veículos não tripulados.
Isto significa que a superfície da lua está desprotegida dos raios cósmicos, meteoritos e ventos solares, e tem enormes variações de temperatura. A falta de atmosfera significa que nenhum som pode ser ouvido na Lua, e o céu sempre aparece preto.
Estes são causados pela força gravitacional da Terra. Astronautas lunares usaram sismógrafos em suas visitas à Lua, e descobriram que pequenos terramotos ocorreram vários quilômetros abaixo da superfície, causando rupturas e rachaduras. Os cientistas pensam que a Lua tem um núcleo fundido, tal como a Terra.
Esta era uma nave soviética, que foi lançada da URSS. Passou a 5995 km da superfície da Lua antes de entrar em órbita em torno do sol.
Com 3,475 km de diâmetro, a Lua é muito menor que as principais luas de Júpiter e Saturno. A terra é cerca de 80 vezes maior do que a Lua, mas ambos têm a mesma idade com fatos interessantes. Uma teoria prevalecente é que a Lua já fez parte da terra, e foi formada a partir de um pedaço que se rompeu devido a um enorme objeto colidindo com a terra quando ela era relativamente jovem.
A NASA planeja retornar astronautas para a Lua para criar uma estação espacial permanente. A humanidade pode mais uma vez andar na Lua em 2019, Se tudo correr conforme o plano.
O projeto secreto foi durante a Guerra Fria, conhecido como” um estudo de voos de pesquisa Lunar “ou” projeto A119 ” e significava como uma demonstração de força em um momento em que eles estavam ficando para trás na corrida espacial.