Chocolate e diabetes

Comendo chocolate

Dificilmente passa um dia sem uma fonte de mídia nos aconselhando a “comer um tomate todos os dias para uma pele melhor”, “beber um copo de vinho tinto todas as noites com o jantar” — ou alguma outra diretiva dietética. Talvez tenha ouvido falar dos potenciais benefícios para a saúde do chocolate negro e da diabetes. Mas é verdade?

Fãs de Chocolate, regozijem-se! Sim, de facto, este lanche pode baixar o risco de diabetes de acordo com os resumos endócrinos. O consumo diário de chocolate negro está associado a efeitos positivos na sensibilidade à insulina e no açúcar no sangue — dois factores-chave no desenvolvimento da diabetes. Mas antes de saltar e começar a incorporar chocolate nas refeições, certifique-se que sabe os factos.

A ligação entre Chocolate e Diabetes

O segredo de como o chocolate negro funciona contra a diabetes está na maquilhagem do doce lanche. Chocolate negro contém polifenóis, que são compostos de ocorrência natural que têm propriedades antioxidantes (que protegem o corpo de danos causados por moléculas nocivas).

Os polifenóis no chocolate preto podem aumentar a sensibilidade à insulina ou o bem funcionamento da insulina no organismo. Isto, por sua vez, pode ajudar a controlar o açúcar no sangue, de acordo com pesquisas publicadas em resumos endócrinos. Esta melhoria da sensibilidade à insulina pode atrasar ou mesmo prevenir o início da diabetes.

Um estudo publicado pela revista descobriu que as pessoas que comem chocolate, incluindo curiosidades sobre o chocolate escuro, pelo menos uma vez por semana tinham uma menor prevalência de diabetes e estavam em menor risco de diabetes quatro a cinco anos depois. A análise de 908 pessoas não diabéticas e 45 pessoas com diabetes descobriu que as pessoas que comeram tal chocolate menos de uma vez por semana estavam com o dobro do risco de diabetes versus aqueles que comeram mais de um dia por semana.

Mas e se já tiveres diabetes? Bem, pode haver alguns benefícios do consumo de chocolate escuro para ti também. Pesquisas apresentadas pela Arya aterosclerose analisaram pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 que consumiram 25 gramas de chocolate branco ou escuro por oito semanas. Os que comiam chocolate preto tinham pressão arterial mais baixa após oito semanas do que os que comiam chocolate branco. Os comedores de chocolate escuro também tinham diminuído o açúcar no sangue em jejum.

O Chocolate Preto Certo Para Ti

Então, estás pronto para comprar o inventário do teu supermercado de chocolate negro? Nem todo chocolate é criado igual. Lembre-se, é o chocolate escuro rico em polifenol que contém antioxidantes, e a maior porcentagem de cacau produz melhores vantagens para a saúde, de acordo com a Universidade.

Leia os fatos nutricionais para garantir que você está tirando a maior parte do lanche. Especialistas recomendam a escolha de um chocolate escuro que tem pelo menos tanta fibra como o açúcar. Além disso, verifique se o chocolate negro foi processado com álcali (o processo que torna o cacau menos amargo, mas elimina as propriedades sanitárias do chocolate). Opte, em vez disso, por um chocolate negro que não tenha sido processado.

Desfrute de Chocolate preto com moderação

Lembre-se que consumir muito de uma coisa boa pode ter efeitos negativos. O chocolate comercial pode adicionar gordura, açúcar e calorias aos doces. O Centro Médico adverte que as pessoas com diabetes não devem usar chocolate como uma forma de aumentar a baixa glicose no sangue, porque a gordura no chocolate impede que a glicose aumente rapidamente.

Como sempre, consulte um profissional de saúde, tal como um médico ou nutricionista registado, antes de modificar a sua dieta ou a sua utilização de insulina.